Picture
Desenvolvedor: Microsoft

Versão Estável: Microsoft Office 2010 (Windows) / Microsoft Office 2008 Service Pack 1 (Mac OS X) / Microsoft Office 2003 Service Pack 3 (Windows)


Versão em Teste: Microsoft Office 2010 Beta


Sistema Operacional: Windows, Mac OS X, Linux (via Wine)

Gênero: Suite de Produtividade



Licença: Proprietária

Descrição

Picture
Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos.


Em 2002, constatou-se que a suíte era líder de mercado, com pouco mais de 90% de market share (Krazit, 2002).

A suíte vem acrescentado com o tempo cada vez mais funcionalidades. Ela é vendida em várias versões, de acordo com a quantidade de programas incorporados e com o perfil de usuários ou empresas.

A versão mais recente do Office é a 2007.

Microsoft Office 2007 é a mais recente versão do sistema Microsoft Office. Foi lançada em fase beta em 2006, e em 2007 foi disponibilizada para alguns clientes, ao exemplo do que aconteceu com o Windows Vista.

Office 2007 inclui uma série de novas funcionalidades, a mais notável é a interface gráfica de usuário, completamente nova, chamada de Fluent User Interface, (inicialmente designada a Ribbon UI). O Office 2007 requer o Windows XP com Service Pack 2 ou superior, Windows Server 2003 com Service Pack 1 ou superior, Windows Vista, ou Linux com a camada de compatibilidade CrossOver instalada.

O "Ribbon User Interface" é uma tarefa orientada para interface gráfica do usuário (GUI). Possui um botão central, amplamente conhecido como o "Botão Office".

O Office 2007 também inclui novas aplicações e ferramentas do lado do servidor. Entre estas está Groove, uma suite colaboração e comunicação para pequenas empresas, que foi originalmente desenvolvido pela Groove Networks antes de ser adquirida pela Microsoft em 2005. Também é incluído Office SharePoint Server 2007, uma importante revisão para a plataforma de servidor de aplicativos do Office, que suporta "Excel Services", uma arquitetura cliente-servidor para apoiar Excel que são compartilhados em tempo real entre várias máquinas, e também são visíveis e editável através de uma página web.

Microsoft FrontPage foi removido do pacote Office completo. Foi substituído pelo Microsoft Office SharePoint Designer, que é voltado para o desenvolvimento de portais SharePoint. Seu design-oriented homólogo Microsoft Expression Web é orientada para o desenvolvimento geral da web. No entanto, nenhum pedido está incluído em nenhum dos Office.

O reconhecimento de fala e reconhecimento caligrafia são agora parte do Windows Vista. Discurso de tinta e componentes foram removidos do Office 2007.


Saiba mais sobre o Office 2010 no link:


http://www.microsoft.com/brasil/office2010/outlook_2010.html

http://office.microsoft.com/pt-br/

OpenOffice

Picture
Desenvolvedor: OpenOffice.org Source Project

Lançado em: 1º de Maio de 2002

Versão Estável: 3.2.1 (2 de Junho de 2010)

Sistema Operacional: Multiplataforma

Gênero: Suíte de Escritório

Licença: LGPL


Picture
OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, distribuída para Microsoft WindowsUnixSolarisLinux e Mac OS X. A suíte usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office além de outros formatos legados. Alguns formatos legados não mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo OpenOffice.org evitando assim a perda desses destes.

O OpenOffice.org é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

OpenOffice.org é compatível com os formatos de arquivo do Microsoft Office. Por ser um software gratuito e de código aberto, será instalado por padrão no projeto PC Conectado, no qual microcomputadores a preços populares serão vendidos para pessoas de baixa renda noBrasil, com subsídios oferecidos pelo Governo. Está sendo usado por órgãos do governo brasileiro e e em empresas de economia mista, como o Banco do Brasil. Também em Portugal o computador Portátil Magalhães é distribuído a todos os alunos das escolas do primeiro ciclo com o OpenOffice.org.

O projeto e o software são referenciados geralmente como "OpenOffice", mas, devido a uma disputa de marca registada, a Sun foi obrigada a mudar o nome do software, que passou a se chamar "OpenOffice.org". No Brasil, até mesmo o nome OpenOffice.org causou problemas por semelhança com o nome "Open Office", já anteriormente registrado pela BWS Informática. Por isso, a versão em português do Brasil é distribuída oficialmente com o nome de BrOffice.org.

Recentemente ocorreu, no Brasil, a reaproximação oficial do projeto brasileiro (BrOffice.org) com o projeto internacional (OpenOffice.org).


Componentes

A suíte OpenOffice.org é composta pelos seguintes componentes:


OpenOffice.org Writer
OpenOffice.org Writer é um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word e WordPerfect. Este editor é capaz de escrever documentos no formato Portable Document Format (PDF) e editar documentos HTML. Por padrão, sua extensão é a .odt que geralmente fica em um tamanho menor em relação aos .doc. Mas até mesmo os documentos salvos em .doc ficam com um tamanho menor, se comparados aos salvos no Microsoft Word. Os formatos legados suportados incluem o Lotus WordPro e WordPerfect.


OpenOffice.org Impress


OpenOffice.org Impress é um programa de apresentação de slides ou transparências similar em capacidades ao Microsoft PowerPoint. Além das capacidades comuns de preparo de apresentações, ele é capaz de exportá-las no formato Adobe Flash (SWF) isto a partir da versão 2.0, permitindo que ela seja visualizada em qualquer computador com o Flash Player instalado. O Impress, porém, sofre da falta de modelos de apresentações prontos sendo necessário o uso de modelos criados por terceiros.


OpenOffice.org Math


OpenOffice.org Math é um editor de fórmulas matemáticas equivalente ao Microsoft Equation Editor, o BrOffice Math serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira nada complicada, com um menu através do qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada, para então digitar o valor desejado para aquele fator. Ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para este tipo de atividade.


OpenOffice.org Draw


Diferentemente do Microsoft Office, o OpenOffice.org possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.


OpenOffice.org Calc


OpenOffice.org Calc é uma folha de cálculo (planilha eletrônica no Brasil) similar aoMicrosoft ExcelNumbers e Quattro Pro. O Calc possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha. O Calc é capaz de escrever a folha de cálculo como um arquivo PDF e importar formatos legados que incluem: Lotus 1-2-3 e SYLK.


OpenOffice.org Base


OpenOffice.org Base é um sistema gestor de base de dados. Poderosos bancos de dados para servidores são uma tradição no Linux, mas a falta de bancos de dados para uso em escritórios ou residências levou ao desenvolvimento do Base, além é claro, de competir diretamente com o Microsoft Access no Windows. Este programa está disponível a partir da versão 2.0 do OpenOffice.org.


História


Originalmente desenvolvido com o nome de StarOffice pela empresa alemã StarDivision, o código-fonte foi comprado em 1999 pela Sun Microsystems. Em agosto de 1999 a versão 5.2 do StarOffice foi disponibilizada de graça.

Em 19 de Julho de 2000 a Sun Microsystems anunciou que liberaria o código fonte do StarOffice para download sob as licenças LGPL e SISSL com a intenção de construir uma comunidade aberta de desenvolvimento em torno do software. O novo projeto foi chamado OpenOffice.org e seu website foi posto no ar em 13 de Outubro de 2000. O StarOffice é actualmente a versão comercial do OpenOffice.org

O trabalho na versão 2.0 começou em 2003, tendo os seguintes objetivos: melhor compatibilidade com a suíte de escritório da Microsoft; melhor desempenho, com velocidade melhorada e menor utilização da memória; maior integração (particularmente com o GNOME) e usabilidade. A partir da versão 2.0, o OpenOffice.org passou a ser licenciado exclusivamente sob a licença LGPL.

Em 20 de Outubro de 2005, o OpenOffice.org 2.0 foi liberado ao público.

Em 25 de Janeiro de 2006 nasceu a BrOffice.org, antiga OpenOffice.org.br. O programa passou a ser chamado no Brasil de BrOffice.org e foi criada uma ONG para dar apoio a localização Brasileira, sendo seu primeiro presidente Cláudio Ferreira Filho.

Foi anunciada em 8 de Maio de 2006 pela OASIS a norma ISO/IEC 26300 - ODF OpenDocument Format.  Essa norma estabelece que todos os aplicativos de escritório que geram arquivos de texto, planilha, apresentações, desenho e banco de dados deverão gerar arquivos no padrão ISO/IEC 26300



Saiba mais sobre o BrOffice:




http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-defi.htm

http://www.broffice.org/download