S.O. (Sistema Operacional)

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS


-Sistemas Operacionais são programas computacionais que constituem o elo principal entre o ser humano e o aparato eletrônico.
-Tal elo é necessário devido à discrepância entre o tipo de informação manipulada pelo homem e a informação manipulada pela máquina.


MÁQUINA = linguagem binária (0 e 1)


HOMEM = estruturas abastratas (imagens, sons, palavras, etc)


-Programas computacionais podem ser divididos grosseiramente em dois tipos:


1) Programas de Sistemas: manipulam a operação do computador


2) Programas Aplicativos: resolvem problemas do usuário


-O mais importante dos Programas de Sistema é o Sistema Operacional → controla todos os recursos do computador e proporciona a base de sustentação para a execução dos programas aplicativos.


USUÁRIO → APLICATIVOS → SISTEMA OPERACIONAL → HARDWARE
HARDWARE → SISTEMA OPERACIONAL → APLICATIVOS → USUÁRIO


O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?


A maioria dos usuários tem alguma experiência com sistema operacional, mas é difícil definir precisamente o que é um S.O.
O problema vem do fato de que o sistema operacional realiza duas funções e dependendo do ponto de vista uma pode ser mais destacada do que a outra.


1) O Sistema Operacional como uma máquina virtual


- A arquitetura dos computadores possui uma linguagem de máquina primitiva e difícil de programar. É preferível que um programador trabalhe com uma linguagem de alto nível, onde os detalhes das abstrações são invisíveis.
- O programa que esconde os detalhes dessa abstração é justamente o S.O.
A abstração apresentada ao usuário pelo S.O. é mais simples de entender do que a do hardware original.
→ Nessa visão a função do sistema operacional é apresentada ao usuário como uma máquina estendida ou virtual.


2) O Sistema Operacional como um gerenciador de recursos


- Um computador moderno é composto de vários "subsistemas" tais como processadores, memórias, discos, fitas, placas, etc.
- Sob este ponto de vista, o S.O. tem a função de gerenciar de forma adequada estes recursos de maneira transparente ao usuário.
Ex,: compartilhamento da CPU entre várias tarefas em sistemas multiprogramados. O S.O. é responsável pela distribuição de forma otimizada da CPU entre as tarefas em execução.


RESUMINDO, UM S.O. É:


- Um provedor de abstrações (tradutor)
- Um gerenciador de recursos


Picture

SETUP

Programa que grava os dados que serão utilizados pela BIOS e que são armazenados num chip chamado CMOS. O Setup define as configurações do hardware e depende de diversos fatores.
Existem vários tipos de setup, todos semelhantes.
Genericamente, para acessarmos o Setup do computador basta ligar o computador e apertar a tecla DELETE até que a tela de configuração do Setup seja exibida (esta informação consta na tela quando ligamos o computador, preste atenção das próximas vezes que ligá-lo e poderá comprovar isto).
Com a tela de Setup aberta, podemos alterar diversas configurações da BIOS. No momento a única alteração que faremos será a sequência de BOOT (mais informações a seguir).

BIOS

BASIC INPUT OUTPUT SYSTEM


Quando a BIOS inicializa a máquina (BOOT), ela primeiro determina se todos os dispositivos estão no lugar e funcionando, feito isso, carrega o S.O. (ou parte dele) do disco rígido para a memória RAM.

BOOT



Carregamento do sistema operacional na memória RAM durante a inicialização do micro.


Para formatar um computador, antes de tudo devemos alterar a sequência de Boot. Faremos isso entrando na tela de Setup, conforme explicado anteriormente. Selecionamos a opção referente ao Boot, onde veremos uma imagem semelhante ou igual a esta (variando de acordo com a Bios):

Picture
Onde vemos a opção "FIRST BOOT DEVICE" devemos alterar para a opção CD-ROM OU DVD-ROM (de acordo com as opções disponíveis). Floppy é o corresponde ao disquete, algo que contenha HD é o correspondente ao disco rígido, variando de acordo com o modelo utilizado, mas bem fácil de identificar.
Feito isso aperte a tecla F10 do teclado de função para salvar as alterações e em seguida saia do Setup (tecla ESC, seguida de ENTER).
Embora o Setup apareça em inglês, estes termos técnicos são bem fáceis de assimilar, portanto sempre leia antes de fazer qualquer alteração ou confirmar qualquer opção. Tenha sempre um dicionário a mão e anote os termos mais usados, criando um glossário para seu uso pessoal. Este procedimento facilitará seu trabalho e lhe trará mais confiança caso não esteja muito familiarizado com o Inglês (usará conhecimentos de nível básico).

Picture

POST

POWER ON SELF TEST


Auto teste que ocorre quando o micro é ligado.


Durante o Boot, a Bios realiza uma série de testes, cuja função é determinar com exatidão os componentes de hardware instalados no sistema. Este teste é chamado de POST → "Power On Self Test"
Os dados do Post são mostrados na inicialização → tabela que aparece antes do carregamento do S.O.

Picture
Caso seja detectado algum problema em um componente vital do sistema (memórias, processador, placa de vídeo,etc), a Bios emitirá uma certa sequência de bips sonoros, alertando sobre o problema → problemas menores, serão mostrados na forma de mensagens na tela (inclusive a famosa "tela azul" - motivo de desespero para tantos usuários). Lembre-se: sempre leia as informações com calma e atenção, mesmo em Inglês. A leitura o ajudará a resolver os problemas do micro, pois todos eles são apontados e com a prática, isso se tornará um hábito que muito o ajudará no trabalho de manutenção.
Picture
Caso não seja detectado nenhum problema durante o Post, o sistema operacional será carregado e o computador funcionará perfeitamente.

Picture