Picture

FORMATAÇÃO PASSO A PASSO

Formatar significa excluir todos os arquivos (dados, programas) reinstalando o sistema operacional e os outros programas.


Antes de formatar é importante lembrar de verificar a configuração do computador para decidir o melhor S.O. a ser instalado.
Também devemos ter em mãos o CD de instalação da placa mãe. Caso não o tenhamos será necessário instalar um programa para detectar os dispositivos da placa-mãe (motherboard) e assim efetuar o download dos arquivos de instalação dos mesmos (basta acessar o site do fabricante da placa-mãe caso saiba o modelo da mesma).
Exemplos de programas para detecção de drivers:
-Aida 32;
-Driver Detective


Após esses preparativos devemos ainda efetuar o backup dos dados.
Backup = cópia de segurança
Podemos fazer o backup de diversas formas (CD's, DVD's, pendrive, etc).
O importante é salvarmos os arquivos que não desejamos perder em um local seguro, possibilitando recolocá-los no computador após a formatação.


Feito o backup insira no driver de DVD ou CD (hoje o gravador de DVD é o mais utilizado, visto que seu preço ficou muito acessível e possibilitando trabalhar tanto com CD quanto com DVD) o CD de instalação do S.O. escolhido.


Reinicie o computador apertando a tecla DELETE quando começar a inicializar. Com a tela de setup aberta, altere a sequência de boot definindo o primeiro boot pelo CD/DVD e o segundo boot pelo HD.
Salve as alterações feitas (geralmente a tecla F10) e confirme a saída do Setup (geralmente tecla ENTER)


Preste atenção nas mensagens exibidas na tela, pois em algum momento será solicitado apertar alguma tecla para iniciar o boot pelo CD. Faça isso.


Num primeiro momento serão analisados os arquivos para instalação, confirmando a compatibilidade com o hardware.
Aguarde até que seja solicitado pelo programa de instalação a necessidade de interação com o mesmo.
Por exemplo: aceitar os termos de licença, escolher o idioma desejado, etc.
É muito simples: basta ler as instruções que aparecem gradativamente na tela de instalação.
Durante a instalação o computador será reiniciado algumas vezes, tarefa essa que acontece automaticamente. Ao religar não é preciso fazermos nada, o programa se encarregará de tudo. Só faça algo quando realmente seja solicitado pelo programa na tela de instalação somente.
A questão de apertar uma tecla para iniciar pelo CD não precisará ser repetida, só fazemos isso no início, o restante fica por conta do programa de instalação.
Em um dado momento também será solicitado escrever um nome para o usuário/computador. Esse nome, geralmente, será o seu nome, caso o computador seja seu, o nome do seu cliente ou da empresa. Podemos também escolher um nome fictício.


Observações: 
Não existe a lenda do CD original, o que é original é o serial (número de série, licença).
Para o serviço de formatação o valor cobrado pelo técnico é somente relativo à sua mão-de-obra.
As licenças de programas solicitados pelo cliente são de responsabilidade dele, não do técnico.


Se o computador tiver capacidade acima de 80GB é aconselhável durante o processo de formatação, caso ainda não tenha sido feito, particionar o HD.
Particionar = dividir o HD em duas ou mais partições, ou seja, unidades lógicas.
Ao particionar geralmente destinamos uma parte o sistema operacional e outra parte para os demais arquivos.
O particionamento facilitará futuras formatações, pois só será necessário formatar a unidade destinada ao sistema operacional. A outra parte ficará intacta. Isso diminui o tempo destinado ao backup, que pode, inclusive, ser feito de uma partição para a outra.


Após a formatação devemos testar o computador (se instalamos o Windows 7). Para outros sistemas operacionais devemos antes de testar instalar a placa-mãe.


ETAPAS DO TESTE:


1º) Testar a conectividade da internet
2º) Com o navegador de internet funcionando corretamente podemos, por exemplo, acessar o site do youtube. Esse site nos possibilitará testar a placa de áudio e verificar se o Adobe Flash Player está instalado corretamente ou atualizado.
Podemos também verificar isso através de outros sites. Esta é apenas uma sugestão.
3º) Instalar um bom antivírus, atualizando-o e registrando sua licença.
4º) Instale o pacote do office desejado.
5º) Instale os demais programas que julgar necessários.
6º) Retorne os arquivos de backup para o computador.
7º) Pronto para o uso!!!