PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE COMPUTADORES


Basicamente quando imaginamos um computador pensamos logo no Gabinete, Mouse, Monitor, Teclado e algumas vezes nos lembramos do Estabilizador. 

Mas esse é o pensamento de um Usuário, não de um técnico
Isso porque o técnico sabe que há muitas outras peças na composição de uma máquina, a grande maioria das peças ficando dentro do Gabinete... mas não devemos nos esquecer também dos programas...

Um sistema computacional é formado pelo HARDWARE e pelo SOFTWARE. Um não existiria sem o outro.
   

HARDWARE E SOFTWARE


HARDWARE

→ É o conjunto formado pelos componentes físicos do computador (placas e circuitos eletrônicos que executam as principais tarefas de entrada, processamento de dados e saída.
Todo o funcionamento do computador é controlado por uma unidade central de processamento, chamada de CPU. É um módulo bastante complexo, que controla outros módulos: as memórias RAM e ROM, os drives de disco flexíveis e rígidos (HD), controladores de vídeo e etc.


SOFTWARE

→ São os programas que são executados em um computador. É um conjunto de instruções ou comandos, escritos em uma linguagem computacional, que visam o processamento de dados para um determinado fim, sobre dados ou informações nele inseridas.
   
Picture

TIPOS DE COMPUTADORES


→ PC (Personal Computer)
→ Servidores
→ Macintosh
→ Portáteis (note e netbooks)
   

IPHONE E NOVAS TECNOLOGIAS


Com o avanço da tecnologia possuímos diversos aparelhos que possuem recursos semelhantes ao computador.
Dentre eles, e um dos mais interessantes é o Iphone.

O Iphone é um smartphone desenvolvido pela Apple com funções de Ipod, Câmera Digital, Internet, Mensagens de Texto (SMS), Visual Voicemail, Conexão Wi-Fi local, Vídeo Chamadas (Face Time), além das demais funções de um aparelho celular. A interação do usuário é feita através de uma tela sensível ao toque.

Outros equipamentos que são mania atualmente são os netbooks, bem semelhantes aos notebooks, mas com diferenciais como preço mais acessível e um tamanho pequeno. Não chega a substituir um Desktop ou Notebook, visto que sua configuração "leve" é específica para aplicações de internet e demais aplicativos que não exijam tanto da máquina. Não possui gravador de DVD, porém este fator pode ser compensado com a aquisição de um gravador externo, via USB.

Picture

FIREWALL


O Firewall (muro anti-chamas) tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. e filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.

Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambos normalmente é chamado de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.O Firewall nada mais é do que um filtro de pacotes, que visa impedir o acesso de pessoas ou softwares mal intencionados.

Picture

PROCESSADORES (32 e 64 bits)


microprocessador, popularmente chamado de processador, nada mais é do que um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de em um computador. 

Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções.

Um processador de 64 bits é mais caro, porém é muito mais rápido e tem melhor desempenho do que o de 32 bits. Isso significa que seus jogos rodarão mais rápidos, assim como programas pesados, como AutoCad, Premiere, entre outros, mas isso dependerá igualmente do Sistema Operacional instalado na máquina.

Quando nos referimos a processadores de 16 bits, 32 bits ou 64 bits estamos falando dos bits internos do chip - em poucas palavras, isso representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez. Por exemplo, com 16 bits um processador pode manipular um número de valor até 65.535. Se certo número tem valor 100.000, ele terá que fazer a operação em duas partes. No entanto, se um chip trabalha a 32 bits, ele pode manipular números de valor até 4.294.967.296 em uma única operação e assim por diante.

A palavra-chave que define um processador de 64 bits portanto não é Velocidade e sim Capacidade. Compare a uma locomotiva cujo motor é preparado para suportar mais vagões. Ela carregará mais, o que diminui a quantidade de viagens, mas sua velocidade continuará a mesma.

A velocidade dos processadores alcançará um limite, por isso outras características devem ser consideradas para que um processador seja vantajoso em relação a outro, pelo menos até que uma nova tecnologia para esses chips surja (como os computadores quânticos). A arquitetura de 64 bits é um excelente exemplo disso. Fazer mais e melhor. Esse é o diferencial a partir de agora.

CRIPTOGRAFIA

Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. 
Nos dias atuais, onde grande parte dos dados é digital, sendo representados por bits, o processo de criptografia é basicamente feito por algoritmos que fazem o embaralhamento dos bits desses dados a partir de uma determinada chave ou par de chaves, dependendo do sistema criptográfico escolhido.
Faça o download do arquivo abaixo para saber um pouco mais sobre a relação da Criptografia com a Segurança na Informática:
criptseg1-2.pdf
File Size: 413 kb
File Type: pdf
Download File

LINUX x WINDOWS

É bastante comum encontrarmos comparações entre Linux X Windows. Algumas apontam pontos fortes e pontos fracos de cada um. Outras apenas atacam o rival. Porém, poucas são aquelas que de fato tiram nossas dúvidas, diria até que nos fazem ficar com mais dúvidas ainda entre qual escolher.
O Sistema Operacional, assim como a configuração da máquina, depende muito de cada usuário, suas prioridades e o que fará com o computador. Somente através de uma análise detalhada podemos de fato optar pelo melhor Sistema. O que é bom para um usuário pode ser péssimo para outro.

Veja algumas das principais diferenças que podemos analisar entre um e outro:

1. Acesso ao código fonte

O Linux dá acesso completo ao código fonte, diferente do Windows. Isso porque o Linux está sob o GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar e alterar o código do kernel do sistema.

2. Licença livre

Com um Sistema Linux, você é livre para modificar, relançar e até vender os aplicativos que usa, desde que mantenha o código fonte disponível. No Windows, além de não poder fazer isso, você só pode instalar o número de licenças que comprou.

3. Suporte

O suporte no Linux pode ser pago ou gratuito, porém se optar pelo gratuito não deverá ter pressa, você pode ser respondido em poucos minutos, assim como podem demorar horas, dias, ou mesmo nunca ser respondido. Geralmente os principais problemas no Linux são documentados e a chance de você conseguir uma resposta rápida é bem grande.
No Windows, por ser pago, o suporte da Microsoft atende com excelência, lembrando que no Linux, se você pagar pelo suporte será igualmente bem atendido.

4. Suporte de Hardware

Antigamente deveríamos escolher cuidadosamente a configuração para instalar o Linux, mas hoje em dia este problema foi praticamente totalmente resolvido. Podemos instalar o Linux praticamente em qualquer máquina, funcionando perfeitamente.
O Windows tem mais suporte para encontrar alguns drivers ainda.

5. Linha de Comando

Atualmente o usuário pode usar o Linux sem jamais tocar na linha de comando, igual fazemos com o Windows.
Porém a linha de comando usada no Linux é mais poderosa que no Windows. Praticamente todas as configurações no Windows São feitas pelo ambiente gráfico.

6. Instalação

No Linux temos os gerenciadores de pacotes, um local onde é possível procurar, adicionar ou remover softwares. Para um usuário iniciante porém podem haver algumas complicações com alguns tipos de pacotes de programas.
No Windows é mais amigável, pois basta saber onde o arquivo executável se encontra ou mesmo colocar o CD de instalação.
Por muito tempo a instalação no Windows era realmente mais fácil que no Linux, mas o Linux tem trabalhado para mudar esta visão, sendo que na maioria das vezes a instalação é centralizada.

7.  Flexibilidade

O Linux permite personalizar o sistema, já o Windows pré-estabelece um padrão para o usuário, em relação à interface.

8. Corporativismo

O Linux, por não ser comercial, é realmente divulgado baseando-se no comercial "boca-a-boca", visto que a Microsoft trabalha com um marketing milionário.

9. Run level

O Linux, diferente do Windows, possui habilidade de trabalhar com diferentes run levels. Com isso podemos usar linhas de comando ou via interface gráfica, resolvendo problemas de uma forma bem mais rápida, fácil e eficaz.
  

PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM COMPUTADOR

Veja só a lista dos principais componentes de um computador:

-Placa-mãe
-Processador
-Memória RAM
-HD
-Cooler/Dissipador
-Fonte de Alimentação de Energia
-Gabinete
-Teclado
-Monitor
-Mouse

De acordo com a necessidade do usuário podemos também acrescentar:

-Placa de Vídeo
-Placa de Som
-Fones de Ouvido
-Kit Multimídia ou Caixas de Som
-Impressoras
-Scanners
-Web Cam

e o que mais você lembrar....
  

GLOSSÁRIO TÉCNICO

Faça o download do exercício abaixo e monte seu próprio glossário técnico, se preferir, ilustre-o:
exerccios_de_hardware_-_glossrio_tcnico.docx
File Size: 11 kb
File Type: docx
Download File

ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL

O cenário atual da área de Informática se caracteriza pela evidência de computadores invadindo todos os setores da sociedade.

A Informática está presente no comércio, na indústria, na área financeira, na área da saúde, na área do ensino e até na vida privada das pessoas. 

Inúmeros computadores precisam ser instalados e configurados e necessitam, também, de manutenção preventiva e corretiva. São muitas as oportunidades nesse mercado de trabalho que cresce e muda tão rapidamente. A habilitação e certificação em cursos de especialização visa atender a essas mudanças, colaborando com a sociedade no sentido de formar pessoal qualificado para suprir essa deficiência existente hoje em dia.

Dado o dinamismo acentuado da área, deve-se manter uma flexibilidade para avanços em consonância com a evolução que lhe é inerente. Grande tendência atual é a integração das tecnologias empregadas em televisão, vídeo, áudio, microcomputadores, Internet e telefonia.

Em suma, o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática deve ser um profissional capaz de se manter atualizado, absorvendo as inovações tecnológicas, constantemente. Mas importante também é a preocupação com a postura ética deste profissional. A confiabilidade transmitida pela pessoa do técnico e a sua postura ética são fatores decisivos na valorização do profissional de informática. Seja qual for o perfil do cliente, em maior ou em menor grau, dados confidenciais e/ou estratégicos são armazenados em sistemas de informação. A relação do profissional de informática, dessa forma, não se dá apenas com a máquina, mas principalmente com o ser humano.

Na questão profissional, os problemas mais comuns com os quais os profissionais da área se vêem envolvidos são: a influência do computador na vida das pessoas, o direito autoral dos sistemas e programas e a pirataria de software.

A introdução do computador nas empresas, agilizando o processo de execução das atividades e proporcionando maior segurança e veracidade às informações, acabaram por ocasionar a demissão de pessoas que não eram consideradas necessárias devido às mudanças de procedimentos e rotinas de trabalho. Aquela doce utopia de que a máquina liberaria o ser humano para que pudesse se desenvolver em outras atividades, como lazer, cultura, estudos... não se concretiza na realidade. Na prática, pode ser observado que o computador reduziu drasticamente o tempo de execução das atividades, é usado como suporte inclusive para os negócios das empresas, mas não houve preocupação, por parte das empresas nem da sociedade, em geral, com os fatores humanos envolvidos.

No caso de demissão de funcionários pelo desenvolvimento de novas aplicações, como fica a questão ética? O profissional de informática tem noção do que o sistema que desenvolve pode acarretar? Se tiver esta noção, o profissional tem a preocupação em reciclar os potenciais funcionários demitidos para novas funções? Ou deixa a situação acontecer sem interferir?

Com relação ao direito autoral dos sistemas e programas e a pirataria do software existe muita controvérsia. Há os que defendem a pirataria, pautados na justificativa do preço dos produtos de software que são inacessíveis para o conjunto da população, que já possui microcomputadores em suas residências.

Podemos notar claramente a necessidade de um código de ética para a área de informática, focando aspectos como a influência do computador na vida das pessoas, o comportamento dentro do local de trabalho, a relação com aspectos de segurança e privacidade das informações e a própria promoção do bem- comum e do ser humano pelo exercício das profissões.

Mesmo sem a existência de um código de ética específico para os profissionais de informática (chamados assim os analistas, programadores, engenheiros de software, analistas de suporte, administradores de bancos de dados, entre outros envolvidos com a área), existem alguns aspectos que devem incorporar aos sistemas desenvolvidos: o acesso dos usuários ao computador, com telas de fácil manuseio e entendimento; o bem-estar nos locais de trabalho pelo adequado treinamento e reciclagem dos funcionários; o controle e acesso de informações realizadas de forma adequada; o envolvimento do fator humano no desenvolvimento de sistemas por computador; a noção de bem comum com o uso do computador; a noção das modificações ocasionadas por novos sistemas e novas tecnologias na sociedade.

Não se pode deixar de colocar nesta discussão a questão da regulamentação da profissão na área, que gera também muita controvérsia e coloca uma espécie de camisa-de-força nos profissionais, implicando falta de piso salarial, não-determinação de jornada de trabalho e entrada de profissionais que não realizaram cursos de computação ou processamento de dados e estrutura sindical diferenciada para profissionais de informática, que são vinculados a empresas prestadoras de serviços na área e a empresas de outros ramos de atividade que possuem setores de informática. Nesta questão específica, os profissionais vinculados às empresas prestadoras de serviços são organizados em sindicatos de processamento de dados e os demais profissionais permanecem vinculados aos sindicatos do ramo de atividade da empresa.

A área de informática não está isenta das modificações pelas quais as organizações estão passando com relação a processos como terceirização e reengenharia. Também, a área não está fora da "onda de modernidade". Estas modificações colocam novos desafios aos profissionais da área, dados os deslocamentos físicos e de atividades, ocorridos com a implantação de redes e a conseqüente descentralização de serviços. Inclusive, ocorre o surgimento de novos serviços e campos de atuação profissional.

Outro elemento relevante a ser considerado, que envolve a atividade profissional é a questão da responsabilidade dos softwares desenvolvidos, que ocasionarem problemas a quem os utiliza. Inúmeras profissões, que possuem código de ética, procuram estabelecer medidas de proteção para os usuários, resguardando-os de possíveis problemas. Este é um elemento que tem mobilizado uma série de pessoas ligadas à informática, tanto usuários como desenvolvedores de software.

No mais, o que podemos concluir é que o profissional da informática deve, acima de tudo, zelar pelo bom senso e repeitar seus clientes. Isso é ser ético.

etica_profissional__compromisso_social.docx
File Size: 17 kb
File Type: docx
Download File

APRESENTAÇÃO, VENDA DE SERVIÇOS E ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO

Acesse o link abaixo e leia importantes dicas sobre apresentação e divulgação de produtos:

http://www.estilofacil.com/blog/publicidade/5-passos-iniciais-para-divulgar-um-novo-produto/

Nesta etapa do curso você poderá optar por complementar a grade de curso com os cursos de Agente de Vendas e Operador de Telemarketing, que muito o auxiliarão nestas tarefas.

Agende os cursos com seu instrutor e boa aula!
   

NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO

Para saber mais sobre Empreendedorismo ou mesmo se formalizar, acesse o site do Portal do Empreendedor e consulte seu instrutor para mais informações e/ou auxílio:

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm